sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Biotecnologia


No dia 06/11/2008 a Marta passou-nos algumas perguntas para respondermos com base no que falamos na sessão sobre a biotecnologia. Aqui estão as perguntas e as minhas respostas.


DR1 – Em que medida a Biotecnologia aumenta a minha qualidade de vida?

A Biotecnologia é uma ciência que continua a evoluir. Pode ser usada em várias áreas como a agricultura e os cuidados de saúde.

Na área da saúde a Biotecnologia já permite a disponibilização de medicamentos e serviços médicos.

Neste momento aposta-se na investigação para encontrar tratamento para algumas doenças degenerativas tal como a doença de Alzheimer.

Os avanços da Biotecnologia na área da saúde aumentam a qualidade de vida da sociedade, em especial a de pessoas que sofram, ou tenham familiares que sofram, de doenças degenerativas caso se encontre tratamento para tais doenças.

Aumenta a minha qualidade de vida na medida em que disponho de uma maior variedade de medicamentos e serviços de saúde.

DR2 – Sou contabilista numa empresa produtora de cereais. Que medidas posso propor para aumentar os lucros e diminuir os custos?

Adoptando a Biotecnologia seria possível aumentar os lucros e diminuir os custos.

As variedades transgénicas de cereais são desenhadas para esse mesmo fim. São mais adequadas às condições dos solos, reduzem os custos de produção e maximizam a produtividade.

Causam menor impacto ao ambiente pois são criadas para resistir as pragas logo o uso de pesticidas e reduzido. Além disso os processos biotecnológicos são desenvolvidos à temperatura e a valores de acidez semelhantes aos que existem no ambiente o que reduz muito a necessidade de utilização de energias não renováveis.

DR3 – A engenharia genética é um recurso inesgotável de possibilidades para a Humanidade. Devem existir limites políticos/científicos ao seu desenvolvimento? Porquê?

A questão de imposição de limites políticos/científicos à engenharia genética divide as opiniões.

Por um lado, a engenharia genética pode proporcionar-nos avanços que podem melhorar muito a qualidade de vida da sociedade.

Por outro lado, existem limites que não devem ser transpostos e a dignidade humana deve ser sempre preservada.

Penso que não devem haver limites quando a pesquisa tecnológica ajuda a aliviar os flagelos que atingem a Humanidade, como a fome e as doenças, trazendo benefícios sociais.

Porém, se for utilizada apenas para tornar a vida mais agradável, os efeitos negativos e ricos da engenharia genética devem ser ponderados cuidadosamente e com base numa atitude crítica para garantir que seja assegurada a ética no avanço tecnológico.

DR4 – O avanço da Biotecnologia poderá produzir organismos para colonizarem outros planetas? Porque ainda não foi feito?

Eu penso que sim. A partir de investigações feitas em outros planetas, como por exemplo em Marte, foram encontrados microrganismos (bactérias) capazes de sobreviver ao clima.

Com a evolução da ciência é possível criar organismos semelhantes para colonizar outros planetas.

No entanto, penso que ainda não foi feito pois é um processo longo e muito dispendioso. A evolução da ciência assenta em fundos que neste momento penso estarem concentrados em investigações que exploram as vantagens do nosso planeta antes de passarem para outros.

Com fundos, a evolução da Biotecnologia e das técnicas necessárias para levar a cabo um projecto de tamanha dimensão, acredito que dentro de alguns anos teremos alguma evolução nesse sentido.

Sem comentários: