O que está a mudar na nossa sociedade no que diz respeito à educação?
No meu ver, uma das mudanças mais importantes foi a introdução dos cursos EFA.
Neste momento eu estou inserida num desses cursos e posso falar por experiência própria.
Os cursos EFA vêm dar uma nova oportunidade a muita gente que, tal como eu, não teve a possibilidade de acabar o 12º ano e entrar para a faculdade.
Não só para pessoas da minha idade como para quem deixou a escola há já algum tempo e agora sente necessidade de alargar os seus conhecimentos e tirar uma especialização.
Como existe a modalidade de pós-laboral torna-se muito mais fácil conseguir continuar os estudos, já que muitas pessoas não se podem “dar ao luxo” de apenas estudar. Têm trabalhos durante o dia que não podem deixar e à noite podem estudar graças a estes cursos.
O ambiente nestes cursos é também completamente diferente do ambiente de uma escola normal. Os formadores conseguem motivar e ensinar de uma maneira muito mais adulta e cooperativa do que os professores que tive na escola. Os formandos, apesar de todas as diferenças existentes em idade, experiências, cor, profissões e maneiras de ser, estão ligados por um objectivo em comum, o de finalizar os seus estudos e ter uma especialização. A relação entre formandos e formadores é também muito diferente da existente nas escolas. Não é só o debitar de informação a ser decorada, é a troca de experiências e de saberes, e mais importante, é levarem-nos a reflectir sobre os assuntos e a ter um espírito crítico sempre alerta.
Os cursos EFA são para mim uma mais valia para a educação, já que, não só contribuem para termos indivíduos formados e habilitados no mercado de trabalho como também para que, cada vez mais, se introduza na sociedade o espírito crítico e a importância da aprendizagem e da formação para a evolução do país e do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário