No dia 3/11/2008 na aula de STC com a Marta falamos de duas teorias diferente sobre a evolução. Uma delas criada por Lamarck e outra por Darwin.
Aqui vou falar um bocadinho sobre cada uma dessas teorias.
A evolução segundo Lamarck

Em 1809, o biólogo francês Jean Baptiste Lamarck propôs uma teoria para explicar de qual maneira os seres vivos evoluem.
Segundo Lamarck as mudanças no meio ambiente provocavam, numa detreminada espécie, uma necessidade de mudar para se adaptar. Essa necessidade levaria à formação de novos hábitos.
Com base nesta idéia e na observação da natureza Lamarck formulou duas leis básicas da sua teoria evolutiva, a lei do uso e do desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
Segundo a lei do uso e do desuso quanto mais um orgão ou uma parte do corpo é usada mais se desenvolve e se uma parte do corpo ou orgão não for usado enfraquece, atrofia podendo mesmo chegar a desaparecer.
Para Lamarck um exemplo desta lei eram as plantas do desesto que diminuiram as suas folhas para evitar a transpiração e estas acabaram transformadas em espinhos ao mesmo tempo que os seus caules adquiriram uma consistência mais suculenta para reter a água. Ou por exemplo as girafas que por teram pouco alimento no solo tiveram que esticar os seus pescoços e as suas patas para chegarem às folhas das árvores.
Segundo a lei da transmissão dos caracteres adquiridos qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso. Portanto, de acordo com Lamarck as novas espécies aparecem, por evolução, devido a aquisição ou perda de caracteres.
No exemplo das girafas, os pescoços e patas mais longos que os anteriores adquiridos por uma geração seriam passadas à proxima.
A primeira lei de Lamarck, lei do uso e do desuso, é válida. Por exemplo os atletas que treinam diáriamente desenvolvem os seus musculos através do uso, já as pessoas que sofrem de paralesia das pernas acabam por ficar com os musculos das mesmas atrofiados devido ao desuso. O problema surge na segunda lei, a lei da transmição dos caracteres adquiridos, já que as caracteristicas adquiridas por uma individuo em vida nunca são passadas à geração seguinte.
A evolução segundo Darwin
Biologo e naturalista inglês, Charles Darwin, após a observação da grande diversidade entre as espécies criou a sua própria teoria da evolução.
Segundo Darwin um dos processos da evolução era a selecção natural onde os espécimes com as características mais favoráveis eram os que sobreviviam e consequentemente as passavam à sua descendência. Os espéciemes com as caracteristicas menos favoráveis eram eliminados com o passar do tempo. Uma das vertentes da selecção natural é a selecção sexual. Neste caso os espécimes que passam as caracteristicas à descendência são os que se conseguem tornar mais atractivos ao sexo oposto para assim procriarem e passar as suas caracteristicas de geração em geração.
Outro dos processos apontados por Darwin é a selecção artificial. Este tipo de selecção é efectuado pelo homem. Neste caso, os espécimes que passam as suas caracteristicas às gerações seguintes são os que o Homem pensa terem as caracteristicas mais favoráveis para si mesmo.
A teoria de Darwin estava fundamentalmente correcta, mas teve de ser complementada e corrigida pelos avanços da ciência e dos evolucionistas para se tornar na teoria sólida que temos hoje em dia.
A teoria de Darwin estava fundamentalmente correcta, mas teve de ser complementada e corrigida pelos avanços da ciência e dos evolucionistas para se tornar na teoria sólida que temos hoje em dia.
http://www.colegioweb.com.br/biologia/a-evolucao-segundo-lamarck
http://staffwww.fullcoll.edu/tmorris/myths_of_evolution/myths_of_evolution.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teorias-da-evolucao-2.php
1 comentário:
Muito bem! Conseguiste atingir o objectivo deste tema.
Marta
Enviar um comentário